Notícias veiculadas sobre o CEBC.

Marcia Peltier: Calçando Brasil

Data: 26/02/2015
Jornal do Commercio - Márcia Peltier

Marcia Peltier: Calçando Brasil

Calçando Brasil
Uma das conclusões de um novo estudo do Conselho Empresarial Brasil-China é que o gigante asiático oferece oportunidades para empreendedores brasileiros no mercado de calçados. A pesquisa, feita em parceria com a Apex e que será lançada hoje, também destaca outros setores, como os de carnes e café. Atualmente, quase 80% das exportações do nosso País para a China são de minério de ferro, soja, petróleo e celulose.

Caminhão-trator
Os protestos dos caminhoneiros devem ter reflexos em uma série de indicadores da economia brasileira em fevereiro. É que, com as estradas fechadas, houve uma redução significativa no abate de animais e no processamento de leite em vários estados. Além disso, as colheitas de soja também foram afetadas, principalmente no Mato Grosso, por falta de diesel para as máquinas agrícolas.

Maleta sem escalas
As viagens de negócios estão cada vez mais em alta na América Latina. Para se ter ideia, o índice delas subiu 9,2% em 2014, movimentando R$ 40,17 bilhões no ano. Em 2013, tinham sido R$ 36,78 bilhões. Este ano ainda deve haver um crescimento forte, de 8,1%, apesar da situação complicada na economia brasileira.

Refrão pronto
Noca da Portela, que ganhou nota dez de todos os jurados esse ano, já escreveu o refrão do samba-enredo da escola para ano que vem, mesmo sem saber qual será o tema do desfile da azul e branca. Vai ser assim: “Eu sou Portela e o meu amor por ela não tem fim. / Eu sou Portela porque a escola é um pedaço de mim”.

Sotaque paulista
E por falar em carnaval, segundo balanço da ABIH-RJ, a associação da indústria de hotéis do Rio, os paulistanos corresponderam a 60% dos turistas nacionais que fizeram reservas para o período. A capital paulista recebeu nos últimos meses uma campanha publicitária, encabeçada pelo Rio Convention & Visitors Bureau, para atrair ainda mais nossos vizinhos para a folia carioca.

Mais confiança
A quantidade de brasileiros que realiza compras pela internet aumentou 25% em 2014. O estudo foi realizado também em Estados Unidos, Chile e Austrália. A pesquisa indica tendências relevantes para o varejo, que podem afetar inclusive o avanço da instalação de lojas físicas. O internauta está se sentindo mais seguro e quer mais conforto.

A peça que falta
A diretora do FMI, Christine Lagarde, declarou que elevar a participação feminina no mercado aumentaria o PIB de potências como EUA e Japão. A dica também vale para nosso País, cuja economia não anda bem. Por aqui, as mulheres já conquistaram muita coisa, mas a situação está longe do ideal. Basta lembrar que ocupamos a triste 71ª posição no ranking mundial de igualdade de gênero. A maior participação das mulheres é uma das peças que faltam à engrenagem da nossa economia.

LIVRE ACESSO
O musical Eu vou tirar você deste lugar – As canções de Odair José estreia para convidados, no Teatro I do CCBB Rio, no dia 4 de março, a partir das 20h. O espetáculo ficará em cartaz até o dia 5 de abril.

A peça Salina (a última vértebra), do Grupo Amok de Teatro, estreia hoje, a partir das 19h30, no Espaço Sesc, em Copacabana.

O projeto Happenings ocupa a partir de amanhã (27) a Casa França-Brasil com performances, sonoridades experimentais, instalações e debate.

O cantor e compositor Zeca Baleiro faz apresentação solo, nos dias 6 e 7 de março, às 19h30, no Teatro Rival Petrobras.

A Sergio Gonçalves Galeria, no Centro, recebe até o dia 28 de fevereiro a exposição coletiva Quem viver, Verão!.

O lançamento do livro “Operação Brasil: O ataque alemão que mudou o curso da Segunda Guerra Mundial”, do tenente-coronel Durval Lourenço Pereira, será hoje, às 17h, no Museu Naval.

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio realiza hoje sua 557ª reunião científica, a primeira do ano. A partir das 19h30, no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em Botafogo.

Você também pode me seguir no Instagram: www.instagram.com/marciapeltieroficial

Com Daniel Fraiha, Davi de Souza e Ralph Ribeiro

Fuso