Clipping

Principais notícias sobre China publicadas na imprensa brasileira e internacional.

Macau Hub

Hong Kong, em primeiro lugar, seguido da China Continental, em segundo, são em conjunto o maior importador de carne do Brasil, adquirindo mensalmente frangos, suínos e bovinos no valor de mil milhões de reais (308 milhões de dólares), escreveu o jornal brasileiro Gazeta do Povo.

O jornal, citando dados do Ministério da Agricultura, escreveu ainda que Hong Kong já gastou desde o início do ano 6,2 mil milhões de reais para comprar 687 mil toneladas de carne brasileira, tendo os embarques directamente para a China atingido 4,73 mil milhões de reais e 539 mil toneladas.

Paulo Rossi, coordenador do Laboratório de Pesquisas em Bovinicultura da Universidade Federal do Paraná, disse ao jornal que esta concentração tão elevada, cerca de um terço, praticamente num único cliente não é boa, mas adiantou que os chineses estão a ajudar as empresas brasileiras numa altura em que antigos clientes desapareceram, caso da Venezuela, ou reduziram as importações, caso da Rússia.

Rossi disse ainda à Gazeta do Povo que “o que dá tranquilidade ao Brasil é o facto de não existir no mercado fornecedor melhor para a China, uma vez que as empresas brasileiras comercializam ainda uma das carnes mais baratas e com qualidade.”

“Se os chineses, tanto de Hong Kong como do continente, fossem comprar carne aos Estados Unidos teriam de pagar mais caro”, salientou Paulo Rossi.

Hong Kong, com 7,3 milhões de habitantes, funciona como uma plataforma de reexportações para a China Continental bem como para outros países asiáticos.

Fuso

Câmbio

Fale com as Embaixadas:

Informações Uteis